O escritório Herzog & de Meuron divulgou o projeto do novo Memphis Brooks Museum of Art, às margens do famoso rio Mississippi. A estrutura de 10.500 m² contará com galerias ampliadas, espaços para exposições e áreas abertas para programas comunitários e educacionais com acesso público gratuito, com previsão de abertura ao público em 2026.
O novo museu faz parte de um projeto de requalificação da orla de Memphis, que está em andamento. Os planos de regeneração incluem a preservação do caminho de paralelepípedos histórico do local, novos parques, vias recreativas, um "corredor cultural" ao longo do rio e ligações com o centro da cidade e seu entorno. A orla apresenta projetos também do Studio Gang e SCAPE.
A estrutura proposta será localizada na Front Street entre as avenidas Monroe e Union em Cotton Row, uma área considerada a parte mais antiga de Memphis. O projeto apresenta um par de pilares de madeira de pé direito duplo, uma cobertura metálica e um pátio pavimentado com tijolos como entrada principal. A estrutura principal do museu é revestida por um revestimento de barro em torno de uma caixa de vidro horizontal como unidade central. A transparência da unidade de vidro incentiva os transeuntes a vislumbrar o saguão de entrada e a loja do museu. O museu também inclui um pátio revestido de madeira usado como espaço de reunião e área de lazer.
Nosso objetivo foi projetar um marco cívico acolhedor que, ao ser abordado, se explicasse visualmente e, por dentro, lembrasse ao visitante onde ele estava em relação a um rio lendário e a uma cidade histórica. O resultado será um museu que fica em Memphis e também que é de Memphis, um marco que não poderia estar em outro lugar. - Jacques Herzog, cofundador da Herzog & de Meuron
Estruturalmente, o volume estende o traçado original das ruas da cidade até o rio. Os arquitetos usaram o terreno íngreme desafiador do local para ditar o movimento e as linhas de visão dos visitantes e criar uma estrutura transparente e convidativa ao redor. Os pisos inferiores incluem lugares de estacionamento e equipamentos públicos, enquanto os pisos superiores abrigam as galerias e espaços de exposição. Coleções permanentes também serão colocadas ao redor do pátio central e um teatro de 175 lugares com assentos ajuntados é colocado acima do saguão de entrada.
Ao descrever o projeto, os arquitetos falam de cinco fachadas; Para além das paredes revestidas a barro e elementos transparentes, a fachada sul apresenta-se como uma sólida parede, proporcionando adequados espaços de armazenamento de arte que requerem pouca luz natural. A quinta fachada é a cobertura, desenhada com deck ocupável, vegetação e vista panorâmica para o rio e cidade.
Recentemente, o primeiro projeto realizado de Herzog & de Meuron na Coréia foi concluído e aberto ao público. Situado no coração de Cheongdam Dong, uma das áreas mais comerciais de Seul, o ST International HQ e o SongEun Art Space oferecem espaços de arte não comerciais, uma variedade de novos espaços de exposição e escritórios para a ST International, tanto acima quanto abaixo do solo, criando um espaço convidativo para o público se envolver com a arte contemporânea.